OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA

Páginas

Parceria com empresa tenta salvar projeto de aterro sanitário em PE

7 de out. de 2011

Um projeto do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) vai tentar reverter o prejuízo de R$ 4 milhões investidos em um aterro sanitário que terminou virando lixão em Pernambuco. Com investimento de R$ 1 milhão, a estrutura será reformada e os equipamentos consertados. O dinheiro virá de uma indústria petroquímica instalada em Suape, situada no Litoral Sul do Estado, como parte da compensação sócioambiental.

O lixão é o que restou do aterro construído há cinco anos para servir de modelo, em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Um investimento para acabar com os lixões também dos municípios de Sirinhaém e Tamandaré, na mesma região. O local que deveria funcionar em sistema de mutirão foi construído com dinheiro dos governos Federal, Estadual e Municipal e de ONGS.
Hoje o cenário é de perigo. Crianças descalças trabalham entre montanhas de lixo, em meio a seringas e lixo hospitalar. Cinco caminhões despejam a céu aberto 12 toneladas de lixo por dia, sem nenhum tipo de tratamento.
A maioria dos equipamento precisa de conserto. A esteira de reciclagem, coberta de ferrugem, virou sucata. Um galpão, que já foi ocupado por 33 catadores de uma cooperativa, está arrendado a uma empresa privada.
“Praticamente a Prefeitura de Rio Formoso assumiu tudo sozinha e ficou muito difícil, os gastos são muito elevados. Agora o Itep vai capacitar todos os técnicos de todos os municípios envolvidos. A gente vai conseguir levar para frente”, explica Gerônimo Lins, engenheiro do Itep.


fonte: G1/PE

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTO DE PEDRA | by TNB ©2010