OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA

Páginas

Pernambuco é destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

10 de out. de 2011

Com o tema "Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos", o Espaço Ciência - órgão da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (SECTEC) – e parceiros realizarão entre os dias 15 e 23 de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).


As ações da SNCT acontecerão em todo o Estado, com 220 eventos. O objetivo do evento é mobilizar a população, valorizar a importância da ciência e da tecnologia e contribuir para a popularização da ciência de uma forma mais integrada nacionalmente.

No Espaço Ciência, a programação começa no sábado (15), das 14h às 17h, com o Seminário Mudanças Climáticas e Energias Renováveis, com participação de cinco especialistas que discutirão sobre o tema. Para participar é necessário realizar inscrição no site www.espacociencia.pe.gov.br. A atividade é uma parceria com o Consulado Geral da França no Nordeste.

A abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco acontecerá no dia 16 de outubro, às 16h, no Alto da Sé em Olinda, com a participação da Caravana da Ciência e orquestra de frevo com desfile de bonecos gigantes de cientistas.

Foram criados diversos pólos com atividades. Cada um deles será sinalizado para chamar a atenção da população para participação no evento. Também haverá competição de cubos mágicos nos pólos, além de sessões de vídeo do projeto Ver Ciência. No Espaço Ciência os visitantes poderão participar do roteiro “Catástrofes naturais” com demonstrações interativas sobre relâmpagos e trovões, enchentes, tornado, vulcão e terremoto, além de oficinas interativas.

A exposição “A História Química da Humanidade”, composta por painéis e experimentos interativos, estará aberta ao público no Espaço Ciência e procura demonstrar ao público visitante o importante papel da química. Também como parte das comemorações do Ano Internacional da Química, a Unesco e União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) desenvolveram uma atividade global. Estudantes, orientados por seus professores de Química, irão coletar amostras de água provenientes de fontes naturais locais. Em seguida, será feita a análise do pH dessas amostras. Os resultados serão encaminhados para o banco de dados nacional portal QNInt da Sociedade Brasileira de Química – http://qnint.sbq.org.br/qni.

Outra iniciativa que acontecerá durante a SNCT é a Caravana da Ciência. Formada pelo Espaço Ciência, Instituto Oceanário e UFRPE, a caravana percorrerá diversos municípios do Estado, aproximando a população de conhecimentos produzidos e desenvolvidos em suas sedes. Este ano a expedição científica visitará Olinda, Tamandaré, Palmares, Ipojuca, Água Preta, São José da Coroa Grande e Sirinhaém levando à população experimentos interativos, exposição de tubarões e tartarugas.

CURSOS - Como parte das atividades integradoras entre o Espaço Ciência, UFPE e UFRPE serão realizados nove cursos nas cidades de Araripina, São José do Egito, Garanhuns, Afogados da Ingazeira, Surubim, Salgueiro, Limoeiro, João Alfredo e Bom Conselho. Serão beneficiados 200 estudantes de escolas públicas e 100 professores. Os cursos oferecidos são nas áreas de biologia, química, matemática, astronomia, física e economia doméstica. A iniciativa, que faz parte da Rede Novos Talentos da Rede Pública, tem apoio financeiro da Capes e FINEP.

HISTÓRICO - O Espaço Ciência, que desempenha um papel de vanguarda nos programas de divulgação científica e de apoio ao ensino de ciências, tanto em Pernambuco como no Brasil, sempre teve um papel marcante nestes sete anos da SNCT. Além de ser um Polo bastante ativo, recebendo milhares de visitantes em sua sede durante a Semana, o Espaço Ciência também atua na coordenação da Caravana da Ciência, em parceria com UFRPE e Instituto Oceanário levando exposições e experimentos científicos para os pernambucanos de todas as idades da região metropolitana e do interior do Estado de PE.

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para a Inclusão Social.


Fonte: Site da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTO DE PEDRA | by TNB ©2010