OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA

Páginas

A.M.P.P. - NOTÍCIAS - Abalos sísmicos no Rio Grande do Norte provocaram tremores no Recife

11 de jan. de 2010

Os tremores sentidos na manhã desta segunda-feira (11) em vários pontos da Região Metropolitana do Recife têm uma explicação. De acordo com o professor de geomorfologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lucivânio Jatobá, os abalos sísmicos ocorridos no Rio Grande do Norte, durante esta manhã, chegaram até Pernambuco.
 
O professor explicou que o tremor de terra que assustou os moradores da cidade potiguar de João Câmara, com intensidade de até 4 graus na escala Richter, gerou ondas sísmicas que atingiram o Estado. Testemunhas sentiram abalos leves na Boa Vista, Bairro do Recife, Espinheiro e Boa Viagem, no Recife, e também em Olinda.
 
“O abalo em João Câmara, o epicentro do terremoto, liberou energia em forma de ondas que chegaram por aqui com uma intensidade menor. O fato é que nesses locais onde foram sentidos os tremores, os terrenos são aterrados e, por isso, menos consolidados, é como se fossem uma geléia, por isso estão mais suscetíveis”, disse.
 
De acordo com o professor, o sismo é caracterizado como intraplaca. “É que todo o país está situado dentro de uma mesma placa chamada litosférica e os tremores acontecem dentro dela. Então, os incidentes de hoje podem acontecer novamente caso ocorra novos abalos na Paraíba”, falou.

Mas a população não precisa se preocupar. Como sismo na Paraíba foi considerado leve, as ondas já chegam no Estado menos intensas. “Ninguém precisa entrar em pânico, porque o máximo que pode acontecer são objetos mexendo de lugar”, afirmou Lucivânio Jatobá.
 
CASOS
Além dos tremores sentidos nos prédios Palmira I e II, na Boa Vista, nesta tarde, os prédios da rua Joaquim Felipe, no mesmo bairro, foram desocupados às pressas por conta de abalos. Funcionários da sede administrativa do Tribunal Regional do Trabalho, no Bairro do Recife, também sentiram uma sensação estranha. Preliminar é a de que a intensidade do abalo sísmico passe dos quatro graus na escala richter, que vai até nove graus.

 
Tremores parecidos já aconteceram na década de 80, no Centro do Recife. “Em 1986, os edifícios Módulo e Apolo sentiram abalos leves. Novamente, o epicentro foi na cidade de João Câmara”, falou o estudioso.

Já no Rio Grande do Norte, o sismo desta segunda-feira foi o segundo registro em menos de uma semana. No sábado, tremores foram sentidos em João Câmara, Poço Branco, Taipu,  Ceará-Mirim e em alguns bairros de Natal.





fonte: pe360

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTO DE PEDRA | by TNB ©2010