OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA

Páginas

A.M.P.P. - NOTÍCIAS - Índice de chuva deste mês já supera a média

20 de jan. de 2010




Do Jconline




Choveu 121 milímetros no Grande Recife, nos primeiros 19 dias de 2010, de acordo com o escritório local do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O índice está acima da média histórica do mês de janeiro, 102 milímetros, mas é considerado normal pelo chefe da seção de Previsão do Tempo do Inmet, Ednaldo Corrêa de Araújo.
“O maior índice para janeiro é 275 milímetros, verificado em 2000”, diz o meteorologista. Ednaldo Araújo informa que as estações de coleta do Inmet não registraram chuva das 9h de segunda-feira até as 9h de ontem. “Houve precipitação isolada. Tínhamos dois milímetros ate as 10h de hoje (ontem)”, comenta.

Nas ruas do Centro da capital pernambucana, a população circulava com sombrinhas abertas, por volta das 10h de ontem. “As chuvas começaram cedo demais”, diz a dona de casa Marilene Calixto, moradora da área plana do Ibura, Zona Sul da cidade. “Minha casa fica longe das barreiras”, afirma.

Ivanise Maria dos Santos, residente em Casa Amarela, Zona Norte, disse que as chuvas de janeiro fazem parte da rotina da cidade. “Todo janeiro chove, é comum. Eu estranhei mesmo foi o trovão, pensava que a casa ia rachar”, declarou.

A dona de casa Ivanilda Vicente, que vive em Moreno e circulava pelo Centro do Recife ontem, comparou o barulho do trovão a um acidente de trânsito. “Achei que um carro tinha caído na pista.” O meteorologista Ednaldo Araújo informa que não há irregularidade com trovões nesta época. É um fenômeno normal no verão, em Pernambuco e nos demais Estados do Nordeste, garante.

TROVÃO - “Com a atmosfera quente, a nuvem de uma certa espessura, ao se formar, atrai descarga elétrica, resultando no trovão. Isso pode acontecer até meados de abril”, explica o meteorologista.

Conforme o Inmet, a média histórica de chuvas no Grande Recife, nos meses mais chuvosos, é de 262 milímetros em março, 325 milímetros em abril, 331 milímetros em maio, 390 milímetros em junho e a mesma quantidade em julho.

Cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água por metro quadrado. Ou seja, se chover 50 milímetros num dia, significa que caíram 50 litros de água em cada metro quadrado.

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTO DE PEDRA | by TNB ©2010