OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA

Páginas

Clodoaldo é bem avaliado por propor leis em favor do cidadão

21 de jan. de 2010














Matéria publicada no Jornal do Commercio 

Em meio ao excesso de homenagens, a Assembleia Legislativa também aprovou projetos de deputados que se transformaram em leis que repercutiram a favor de segmentos da sociedade. De autoria do deputado Eriberto Medeiros (PTC), uma proposta acabou com a cobrança de 10% como taxa de atendimento em bares e restaurantes. Para capitalizar um feito que caiu nas graças de grande parte da população, o deputado fez questão de divulgar que era o “pai da criança” espalhando 30 outdoors pelo Estado.
Deputado de primeiro mandato assim como Eriberto, Clodoaldo Magalhães (PTB), médico por formação, também ganhou destaque com a criação de um cadastro para as mulheres vítimas de violência física. De acordo com o projeto, elas passam a ter preferência na fila de espera para realizar cirurgias reparadoras pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também apresentou uma proposta que obriga as farmácias a disponibilizar a lista de medicamentos genéricos em Braille. Em Pernambuco, há cerca de 170 mil deficientes visuais.
Ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), a deputada Teresa Leitão agradou a categoria ao estender a meia entrada no ingresso para outros profissionais da área, além dos professores. O projeto inicial foi vetado pelo Executivo. Mas, depois de uma negociação, a petista reapresentou uma projeto ainda mais amplo, que incluiu os professores da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe). Ela estima que os beneficiados chegam à casa dos 20 mil trabalhadores.
Além de homenagens, Alberto Feitosa (PR) sugeriu alguns projetos, como a proibição de vender e consumir bebidas alcoólicas em estádios de futebol, orientação à direção das escolas estaduais para alertar sobre o bullying (qualquer forma de violência física ou psicológica praticada por alunos contra colegas) e o direito à carteira de estudante para alunos matriculados no ensino a distância. Segundo a Associação Nacional de Educação a Distância, em Pernambuco são cerca de 10 mil beneficiados. A deputada Terezinha Nunes (PSDB) também estendeu o benefício da meia passagem aos estudantes de cursos pré-vestibulares.
Voltado para a acessibilidade, o deputado Airinho (PSB) aprovou dois projetos. O primeiro diz que os shoppings devem reservar 10% das cadeiras e mesas das praças de alimentação para pessoas “com deficiência ou mobilidade reduzida”. O segundo disponibiliza 5% dos assentos em teatros e cinemas. Como justificativa, ele alegou que a Organização Mundial da Saúde estima em 10% toda a população do planeta que apresenta algum tipo de deficiência motora. (J.C.)

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTO DE PEDRA | by TNB ©2010