OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA

Páginas

Barra do Sirinhaém Mirante-Guadalupe Falésia-Guadalupe Cachoeira Jacirú Baixo
1 2 3 4

A.M.P.P. - NOTÍCIAS - Mata sul recebe Vice-Governador em encontro sobre regionalização da Saúde.









O Vice-Governador e Secretário de Estadual de Saúde, João Lira Neto, participaram do encerramento da Oficina de Construção de Consenso na regionalização da Saúde. Estiveram presentes profissionais da saúde pública da III GERS, Secretários Municipais de Saúde e Prefeitos da região. João Lira Neto admite em sua fala que a saúde pública de um modo geral é muito precária no Estado, mas ações conjuntas entre os Governos Estadual e Municipal proporcionarão mudanças. A regionalização da saúde consiste em consorciar os municípios formando uma estrutura regional e não municipal, em que um município poderá investir na infra-estrutura de saúde do outro desde que os pacientes dos municípios investidores recebam atendimento médico quando solicitado. O Secretário também se comprometeu que o Estado pagará todo curso de capacitação que sejam necessários para os servidores da saúde viabilizaram a regionalização. O Prefeito Beto admite que a saúde pública de Palmares vai mal, quando usou da palavra, mas disse ainda que com a união dos municípios as coisas podem melhorar.
Ler Mais

Clodoaldo é bem avaliado por propor leis em favor do cidadão














Matéria publicada no Jornal do Commercio 

Em meio ao excesso de homenagens, a Assembleia Legislativa também aprovou projetos de deputados que se transformaram em leis que repercutiram a favor de segmentos da sociedade. De autoria do deputado Eriberto Medeiros (PTC), uma proposta acabou com a cobrança de 10% como taxa de atendimento em bares e restaurantes. Para capitalizar um feito que caiu nas graças de grande parte da população, o deputado fez questão de divulgar que era o “pai da criança” espalhando 30 outdoors pelo Estado.
Deputado de primeiro mandato assim como Eriberto, Clodoaldo Magalhães (PTB), médico por formação, também ganhou destaque com a criação de um cadastro para as mulheres vítimas de violência física. De acordo com o projeto, elas passam a ter preferência na fila de espera para realizar cirurgias reparadoras pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também apresentou uma proposta que obriga as farmácias a disponibilizar a lista de medicamentos genéricos em Braille. Em Pernambuco, há cerca de 170 mil deficientes visuais.
Ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), a deputada Teresa Leitão agradou a categoria ao estender a meia entrada no ingresso para outros profissionais da área, além dos professores. O projeto inicial foi vetado pelo Executivo. Mas, depois de uma negociação, a petista reapresentou uma projeto ainda mais amplo, que incluiu os professores da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe). Ela estima que os beneficiados chegam à casa dos 20 mil trabalhadores.
Além de homenagens, Alberto Feitosa (PR) sugeriu alguns projetos, como a proibição de vender e consumir bebidas alcoólicas em estádios de futebol, orientação à direção das escolas estaduais para alertar sobre o bullying (qualquer forma de violência física ou psicológica praticada por alunos contra colegas) e o direito à carteira de estudante para alunos matriculados no ensino a distância. Segundo a Associação Nacional de Educação a Distância, em Pernambuco são cerca de 10 mil beneficiados. A deputada Terezinha Nunes (PSDB) também estendeu o benefício da meia passagem aos estudantes de cursos pré-vestibulares.
Voltado para a acessibilidade, o deputado Airinho (PSB) aprovou dois projetos. O primeiro diz que os shoppings devem reservar 10% das cadeiras e mesas das praças de alimentação para pessoas “com deficiência ou mobilidade reduzida”. O segundo disponibiliza 5% dos assentos em teatros e cinemas. Como justificativa, ele alegou que a Organização Mundial da Saúde estima em 10% toda a população do planeta que apresenta algum tipo de deficiência motora. (J.C.)
Ler Mais

A.M.P.P. - NOTÍCIAS - Assalto à Casa Lotérica em Tamandaré/PE.




Dois elementos armados invadiram no dia ontem (19) por volta das 08:00h a Casa Lotérica que fica na Av. Leopoldo Lins, Centro Tamandaré. Os elementos levaram dinheiro e pertences pessoais dos clientes, e da Casa Lotérica uma quantia em dinheiro não informada. Após o assalto os elementos entraram em um Vectra preto de placa não anotada, onde um terceiro elemento os aguardava. A Polícia Militar foi até o local, fez diligências, mas não consegui localizar os assaltantes.





fonte: girope
Ler Mais

A.M.P.P. - NOTÍCIAS - Índice de chuva deste mês já supera a média




Do Jconline




Choveu 121 milímetros no Grande Recife, nos primeiros 19 dias de 2010, de acordo com o escritório local do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O índice está acima da média histórica do mês de janeiro, 102 milímetros, mas é considerado normal pelo chefe da seção de Previsão do Tempo do Inmet, Ednaldo Corrêa de Araújo.
“O maior índice para janeiro é 275 milímetros, verificado em 2000”, diz o meteorologista. Ednaldo Araújo informa que as estações de coleta do Inmet não registraram chuva das 9h de segunda-feira até as 9h de ontem. “Houve precipitação isolada. Tínhamos dois milímetros ate as 10h de hoje (ontem)”, comenta.

Nas ruas do Centro da capital pernambucana, a população circulava com sombrinhas abertas, por volta das 10h de ontem. “As chuvas começaram cedo demais”, diz a dona de casa Marilene Calixto, moradora da área plana do Ibura, Zona Sul da cidade. “Minha casa fica longe das barreiras”, afirma.

Ivanise Maria dos Santos, residente em Casa Amarela, Zona Norte, disse que as chuvas de janeiro fazem parte da rotina da cidade. “Todo janeiro chove, é comum. Eu estranhei mesmo foi o trovão, pensava que a casa ia rachar”, declarou.

A dona de casa Ivanilda Vicente, que vive em Moreno e circulava pelo Centro do Recife ontem, comparou o barulho do trovão a um acidente de trânsito. “Achei que um carro tinha caído na pista.” O meteorologista Ednaldo Araújo informa que não há irregularidade com trovões nesta época. É um fenômeno normal no verão, em Pernambuco e nos demais Estados do Nordeste, garante.

TROVÃO - “Com a atmosfera quente, a nuvem de uma certa espessura, ao se formar, atrai descarga elétrica, resultando no trovão. Isso pode acontecer até meados de abril”, explica o meteorologista.

Conforme o Inmet, a média histórica de chuvas no Grande Recife, nos meses mais chuvosos, é de 262 milímetros em março, 325 milímetros em abril, 331 milímetros em maio, 390 milímetros em junho e a mesma quantidade em julho.

Cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água por metro quadrado. Ou seja, se chover 50 milímetros num dia, significa que caíram 50 litros de água em cada metro quadrado.
Ler Mais

Queda de raio deixa um morto e três feridos em Ribeirão-PE

A queda de um raio deixou o saldo de uma pessoa morta e três feridas, no início da tarde desta terça-feira (19), no município de Ribeirão, na Zona da Mata do Estado. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), o acidente ocorreu no Engenho Minas Nova, que fica na zona rural do município. O coordenador da Codecipe em Ribeirão, José Gabriel de Carvalho, explicou que, o agricultor José Giovane Sena dos Santos, de 25 anos, morreu ao ser atingido pela descarga elétrica. Três pessoas que estavam com ele também ficaram feridas com queimaduras e precisaram ser socorridas no hospital da cidade. Entre os feridos, estão os agricultores Josildo Francisco de Almeida, de 32 anos, José Pedro Ferreira da Silva, 29 anos e Edvaldo José Nunes, 23 anos. Nenhum deles corre risco de morte. A Codecipe acredita que todos estavam abrigados em baixo de uma árvore, já que chovia muito na cidade. “O acidente ocorreu por volta das 12h15 quando eles estavam parados para almoçar. Eles se abrigaram numa tenda, em baixo de uma árvore e foram atingidos. Chovia muito na cidade no momento e com muitos raios. Um deles deve até ter atingido a rede elétrica, porque a cidade está sem energia elétrica desde as 17h”, explicou Gabriel de Carvalho.
Ler Mais

A.M.P.P. - NOTÍCIAS - Corpo é encontrado boiando nas margens da Praia de Tamandaré

Por volta das 22:30h de ontem (18) Foi localizado nas margens da praia de Tamandaré-PE, Zona da Mata de Pernambuco, próximo ao Bar da Mônica, um cadáver de um homem, de aproximadamente 1,70 m e 75 Kg.
Não foi identificado até o momento.
O corpo não aparentava sinais de violência, provavelmente vítima de afogamento.
Os policiais civis da Delegacia de Tamandaré realizaram o levantamento cadavérico e encaminharam o corpo para o IML do Recife, para serem tomadas as medidas cabíveis.



fonte girope
Ler Mais

A.M.P.P. - NOTÍCIAS - Porto de Galinhas: uma grande feira à beira-mar

Do Jornal do Comércio.

   Uma grande feira. Foi assim que o professor carioca Jorge Siqueira definiu Porto de Galinhas, em Ipojuca, em apenas vinte minutos de permanência no local. O turista que saiu com a esposa do Rio de Janeiro para conhecer o litoral nordestino ficou impressionado, ontem, com a quantidade de barracas e camelôs na praia mais famosa do Litoral Sul de Pernambuco.

Não era para menos. Mesmo num dia nublado, com movimento inferior ao das manhãs e tardes ensolaradas do verão, a disputa por clientes era grande nos poucos metros entre a areia e o mar. “Comparo com Búzios (RJ), que cresceu demais e tem muito comércio”, analisou Jorge, colocando na mesma balança fama, beleza natural e movimento desordenado.
Ele chegou à praia por volta das 11h. Lá estavam barracas improvisadas, com preparo de alimento ao ar livre, utilizando bujão de gás e água em balde e barril. Entre o território de um barraqueiro e outro, ambulantes com carrinhos transitavam de um lado a outro, vendendo caldinho, queijo assado, camarão, coco e muitas outras coisas. Passavam vendedores de chapéu, de frutas, de bebidas, de picolé e de muito mais. Havia até placa em poste na areia, na beirinha do mar, indicando o ponto de venda de kit para mergulho.

Banhistas com mais tempo de praia tinham um repertório de queixas. “Você pode dar licença para eu colocar minhas cadeiras”, ouviu a turista Norma Santos, do Mato Grosso. Há uma semana em Porto de Galinhas, ela elogia as belezas do lugar, mas demonstra insatisfação com o uso abusivo da praia pelo comércio. Conta que estão cobrando consumação mínima de R$ 60.

Ambulantes nativos, como o vendedor de coco Luiz Araújo, confirmam o aumento da concorrência, inclusive de camelôs vindos da área Norte do Grande Recife, como Itapissuma e Itamaracá. “Só deveria trabalhar aqui que é do município”, sugere.
Betânia Maria Silva, que mantém barraca há mais de dez anos na praia, é favorável à organização do comércio e esclarece que só cobra R$ 5 pela cadeira. Quem senta e consome petiscos não paga pelo móvel. “Tiramos daqui o sustento da nossa família sem qualquer ajuda do governo. Cada cadeira compramos a R$ 80 e o guarda-sol custa R$ 500. Tem banhista que passa o dia inteiro sentado e nada consome, nos pagando apenas R$ 5. É justo?”, argumenta. Ainda segundo ela, os petiscos às vezes ficam mais caros porque os garçons acrescentam um valor à tabela. Eles não são contratados pelas barracas, mas ganham comissões dos barraqueiros. “Muitas vezes, vendo o prato com desconto, para tirar a comissão na bebida, que tem preço menos”, defende-se José Amaro Santa
Ler Mais

A.M.P.P. - NOTÍCIAS - Presidente da Câmara de Vereadores de Palmares é condenado há 2 anos de prisão

O Presidente da Câmara dos Palmares, Antônio Frutuoso Loureiro Maciel, acaba de ser condenado há dois (02) anos de reclusão, a ser cumprido em regime semi-aberto, na Penitenciária de Canhotinho (Agreste de Pernambuco), por violação a Lei e ofensa aos arts. 37, XXI da Constituição e 2º da Lei nº 8.666/93, com a incidência do art.. 12, II da Lei nº 8.429/928.666/93 (Estatuto dos Contratos e Licitações).
·         Nesse Processo que se arrasta há vários anos, motivado por constatações do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, órgão auxiliar de controle do Poder Público, que apesar de registrar a transgressão à lei , solicitou a aprovação das Contas a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores dos Palmares, com ressalvas, mas recomendou que as mesmas fossem remetidas ao Ministério Público Estadual por conta dos indícios de cometimento de atos com imputação criminal.
·         O Ministério Público identificou tipificação criminal nos atos administrativos de aquisição de materiais de informática adquiridos durante o ano civil de 2003, abriu o devido Processo Criminal e iniciou a investigação, tendo funcionado como testemunha da acusação o Bel Antônio Luiz de Melo – Lulika – e com testemunha da defesa o Sr. Paulo Cavalcanti Ferreira da Silva.
·         O acusado teve ampla defesa e arrolou várias testemunhas e apençou documentos, mas a Juíza Titular da Vara Criminal da Comarca dos Palmares, Magistrada Dra Hydia Virgínia Christino de Landim Farias, ateve-se aos princípios da Lei e condenou o réu – ANTÔNIO FRUTUOSO LOUREIRO MACIEL – há 2 anos de reclusão em regime semi-aberto a ser cumprido na Penitenciária Agrícola de Canhotinho – Agreste Pernambucano.
O Presidente Antônio Loureiro, atualmente, realiza uma Gestão tumultuada, com várias denúncias de transgressão a Constituição Federal e ao Regimento Interno da Câmara dos Vereadores, podendo a qualquer momento ser afastado por ordem judicial para apuração das irregularidades cometidas, ação que corre na Vara Presidida pelo Magistrado Dr Cláudio da Cunha Cavalcanti, onde é acusado de ter transferido , sem conhecimento da Mesa Diretora, quantia milionária para os cofres do Prefeitura, que tem como titular o Sr. José Bartolomeu de Almeida Melo ( O Beto do armazém ) e supostamente agido com abuso de poder e falta de ética e decoro parlamentar, durante sua gestão na Presidência da Casa Manoel Gomes da Cunha .


fonte: Girope
Ler Mais

CONAM - Nota de Pesar

            A Confederação Nacional das Associações de Moradores CONAM, manifesta seu pesar por todos que perderam suas vidas na tragédia ocorrida no dia 12 último na Cidade de Porto Príncipe no Haiti. Nossa compaixão as vítimas desta tragédia. Aos nossos militares que morreram pela paz, ao povo Haitiano e pela Médica e Sanitarista Dra Zilda Arns que tanto lutou pelos direitos humanos, a favor dos menos favorecidos e pelo controle social responsável. Este acidente deixa uma lacuna nas ações humanitárias do Brasil.


Ler Mais

A.M.P.P. - NOTÍCIAS - PM APREENDEM MENORES TRAFICANDO LOLÓ QUE IRIAM SER VENDIDOS NO SÃO JOSÉ BEACH

Policiais Militares do 10º BPM , realizavam Blitz no centro do município dos Barreiros, quando apreenderam 100(cem) frascos de Loló de aproximadamente 50 ml cada, que estavam sendo transportados dentro de uma bolsa no veículo de lotação, uma Besta, de cor branca, de placa KLT-9581 pelos menores RONALDO ADRIANO DA SILVA, 17 anos e Cleiton Lourenço da Silva, 17 anos. Segundo os menores os entorpecentes iriam ser comercializados no município de São José da Coroa Grande no evento São José Beach. A droga foi apreendida e encaminhada juntamente com os menores à Delegacia Municipal dos Barreiros onde foi Lavrado uma Autuação em flagrante.

Ler Mais

A.M.P.P. - Notícias - PREFEITO LULA CABRAL TEM BENS BLOQUEADOS PELA JUSTIÇA.

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PTB), duas ex-servidoras municipais, quatro empresários, um gerente comercial e duas empresas tiveram os bens indisponibilizados pela Justiça. O motivo? Indícios de fraude em licitação de 2005. A notícia da decisão liminar foi publicada no Jornal do Commercio desta sexta-feira, 8.
O bloqueio dos bens visa garantir o pagamento de R$ 225,2 mil, valor que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), autor da ação, aponta como dano ao erário (R$ 75.090) em razão das supostas irregularidades e o de uma multa civil (R$ 150.180) a ser aplicada a Cabral e aos demais acusados. MPPE sugere ter havido “conluio” entre o chefe do executivo e outros envolvidos.
A juíza substituta da vara da Fazenda do Cabo de Santo Agostinho, Hélia Viegas Silva, conclui que existem indícios de fraudes em Carta Convite nº 07/2005 e nos demais processos licitatórios mencionados na petição inicial. Os réus, segunda a magistrada, participaram de um “forte esquema fraudulento” de licitações
realizadas no Cabo de Santo Agostinho no exercício financeiro de 2005.


FONTE: TP
Ler Mais

A.M.P.P. - NOTÍCIAS - Abalos sísmicos no Rio Grande do Norte provocaram tremores no Recife

Os tremores sentidos na manhã desta segunda-feira (11) em vários pontos da Região Metropolitana do Recife têm uma explicação. De acordo com o professor de geomorfologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lucivânio Jatobá, os abalos sísmicos ocorridos no Rio Grande do Norte, durante esta manhã, chegaram até Pernambuco.
 
O professor explicou que o tremor de terra que assustou os moradores da cidade potiguar de João Câmara, com intensidade de até 4 graus na escala Richter, gerou ondas sísmicas que atingiram o Estado. Testemunhas sentiram abalos leves na Boa Vista, Bairro do Recife, Espinheiro e Boa Viagem, no Recife, e também em Olinda.
 
“O abalo em João Câmara, o epicentro do terremoto, liberou energia em forma de ondas que chegaram por aqui com uma intensidade menor. O fato é que nesses locais onde foram sentidos os tremores, os terrenos são aterrados e, por isso, menos consolidados, é como se fossem uma geléia, por isso estão mais suscetíveis”, disse.
 
De acordo com o professor, o sismo é caracterizado como intraplaca. “É que todo o país está situado dentro de uma mesma placa chamada litosférica e os tremores acontecem dentro dela. Então, os incidentes de hoje podem acontecer novamente caso ocorra novos abalos na Paraíba”, falou.

Mas a população não precisa se preocupar. Como sismo na Paraíba foi considerado leve, as ondas já chegam no Estado menos intensas. “Ninguém precisa entrar em pânico, porque o máximo que pode acontecer são objetos mexendo de lugar”, afirmou Lucivânio Jatobá.
 
CASOS
Além dos tremores sentidos nos prédios Palmira I e II, na Boa Vista, nesta tarde, os prédios da rua Joaquim Felipe, no mesmo bairro, foram desocupados às pressas por conta de abalos. Funcionários da sede administrativa do Tribunal Regional do Trabalho, no Bairro do Recife, também sentiram uma sensação estranha. Preliminar é a de que a intensidade do abalo sísmico passe dos quatro graus na escala richter, que vai até nove graus.

 
Tremores parecidos já aconteceram na década de 80, no Centro do Recife. “Em 1986, os edifícios Módulo e Apolo sentiram abalos leves. Novamente, o epicentro foi na cidade de João Câmara”, falou o estudioso.

Já no Rio Grande do Norte, o sismo desta segunda-feira foi o segundo registro em menos de uma semana. No sábado, tremores foram sentidos em João Câmara, Poço Branco, Taipu,  Ceará-Mirim e em alguns bairros de Natal.





fonte: pe360
Ler Mais

A.M.P.P. - NOTÍCIAS - TURISTAS RECLAMAM DOS BANHEIROS PÚBLICOS DA PRAIA DE AVE O MAR.







Neste último Domingo(10/01),  na praia de Ave o Mar,  turistas reclamaram muito das condições em que se encontram os banheiros públicos que dão suporte as barracas naquela localidade, sem condições alguma de higiene para se fazer uso.    Muito revoltado o turista Luiz Roberto Azevedo residente na vila Cohab no Cabo de Santo Agostinho diz: o que está acontecendo aqui é um verdadeiro desrespeito a quem visita esta praia exuberante mas que por causa destes detalhes negativos vai se perdendo a Magnitude, sou morador do cabo e trouxe comigo hoje amigos do Rio e Minas poderia ficar lá( Gaibú, Calhetas, Porto.), mas gosto muito das praias de Sirinhaém e da tranquilidade de Ave o Mar e eles vieram conhecer e por sinal gostaram muito, mas está faltando o mínimo de estrutura para o turista se sentir realmente a vontade e desfrutar desta maravilha da natureza, finalizou ele.
Agora fica a nossa pergunta, de quem é a responsabilidade de conservação e higienização dos banheiros públicos da praia de Ave O Mar, Prefeitura ou Barraqueiros? esperamos que se resolva o quanto antes esse impasse para que possamos atender melhor nossos turista e também a população de  nossa cidade.
Ler Mais

Prefeito de Jaqueira diz que nunca pegou um tostão da EMPETUR












O prefeito do município de Jaqueira, Amadeu Henrique Barros de Oliveira, do DEM, em nota oficial enviada ao blog do Jamildo, desmente informação publicadas, constante do portal da Transparência do governo Lula, de que estaria entre os municípios beneficiados com recursos provenientes de convênio celebrado com a Empetur para o São João 2009, no valor de R$ 308,8 mil.
“Esclarecemos que o município de Janqueira jamais auferiu qualquer recurso relativo ao citado convênio ou qualquer outro que esteja ligado a Empetur durante o ano de 2009”, descreve.
“As despesas necessárias à realização das festas juninas custeadas com recursos próprios”, garante.
Se não foi para Jaqueira, onde foi parar o dinheiro que o governo Federal diz ter repassado? Com a palavra, a Empetur.
Ler Mais

Tamandaré recebe projeto ambiental nesta sexta-feira




A partir desta sexta-feira (8), até o dia 31 de janeiro, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), realiza o projeto Meio Ambiente e Lazer, no município de Tamandaré, município do litoral sul do Estado.
A iniciativa faz parte de uma parceria da prefeitura local, e foi criada para promover a sensibilização ambiental e contribuir para a diminuição dos impactos ambientais gerados na alta estação de turismo no município litonâneo.
O projeto vai promover ações relacionadas à educação ambiental envolvendo, além dos moradores da região, os turistas que, nesta época do ano, são atraídos pelas belezas naturais do lugar. O programa promove, ainda, contação de histórias, apresentações culturais e campanha de distribuição de sacolas para o recolhimento de resíduos na praia.
Para exercitar a consciêntcia ambiental das pessoas do local, será lançada  uma gincana na abertura do projeto, nesta sexta. Na competição, as pessoas serão estimuladas a entregar materiais recicláveis (garrafas pet, latas de alumínio e vidros) no Posto de Coleta de Recicláveis, localizado na sede da Apa de Guadalupe. O resultado será divulgado no encerramento do projeto, com premiação para os três vencedores da gincana. Todo o material coletado será doado à Cooperativa de Catadores de Tamandaré.
Ler Mais

Filha de Ex- Prefeito de Palmares disputa o BBB10







A família de Ana Marcela é de Palmares, cidade da Mata Sul pernambucana, mas vive no Recife. Mãe e irmãs não desgrudam um só momento da televisão e prometem torcer muito. Iara Santos Pereira Alves, mãe da BBB, revela o nervosismo: “O coração está confiante, com medo, com vários sentimentos me tomando”.
Ana Marcela  é filha do ex- prefeito de Palmares Dr. Ivanildo Pereira Alves
Ler Mais

A.M.P.P. - NOTÍCIAS - FESTA DO GLORIOSO SANTO AMARO 2010.









A tradicional FESTA DO GLORIOSO SANTO AMARO DE SIRINHAÉM, que é realizada anualmente no distrito de Santo Amaro, em Sirinhaém, traz para o município grande número de romeiros dos mais diversos locais de Pernambuco, e de outros estados, que na grande maioria vem agradecer as bênçãos recebidas pagando as promessas enquanto outros vem suplicar bênçãos ao Santo Milagreiro.
Festejado a 15 de janeiro, Santo Amaro - também chamado de Mauro - nasceu no século VI, filho do senador romano Eutichio.
Mauro ou Amaro veio de Roma trazido para Monte Cassino pelos pais, que eram de origem patrícia. Eles o trouxeram a São Bento de Núrcia, fundador da Ordem que leva seu nome, para que ali terminasse sua formação. Logo depois, verificando-lhe as qualidades, São Bento o escolheu para trabalhar na escola de jovens, anexa ao mosteiro de Monte Cassino.
Realizando a tarefa a contento, São Bento o fez auxiliar direto na administração do mosteiro. Certa vez, obedecendo a uma ordem de São Bento, Amaro entrou no Lago Claudiano, para tirar da água, onde, descuidado, caíra o jovem Plácido, estudante do mosteiro. Segundo a lenda, Amaro caminhou sobre as águas (como Cristo) e rapidamente salvou o jovem de morrer afogado. Mais tarde, Plácido, um dos muitos seguidores de São Bento, foi elevado a santo.
Reconhecendo o valor de Amaro, o Patriarca dos monges incumbiu-o de importante missão: difundir na Gália (França) a Regra de São Bento, o que ele executou nos primeiros vinte anos do século VII. Amaro fundou o mosteiro de Granfeuil (Saint-Maur-sur-Loire).
Suas principais virtudes: casto, humilde, caridoso e obediente à Regra da Ordem. Ainda em vida, Amaro teve fama de santidade. Faleceu em 584.
É invocado na cura de certas doenças; gripe, reumatismo, rouquidão, dor de cabeça e paralisia. É padroeiro dos transportadores
 As festividades têm início no dia 6 de janeiro, e se estenderão até o dia 15 do mesmo mês, com a seguinte programação:


RELIGIOSA - A Cargo da Paróquia

DiaEventoPregador
06/01 - QuartaNoite patrocinada pela Paróquia de São José do  Rio Formoso / 17h - Procissão da Bandeira (Sairá do posto de gasolina de Sirinhaém ao Santuário de Santo Amaro)Padre Euberico
07/01 - QuintaNoite patrocinada pela Matriz de Nossa Senhora da Conceição e pela Ordem Franciscana SecularPadre Marcos
08/01 -  SextaNoite patrocinada pelo Apostolado da Oração, Comunidade Santa Rita (Ibiratinga) e São José (Muriçoca) e Legião de MariaPadre Sandro Rogério
09/01- SábadoNoite patrocinada pela Paróquia de Ipojuca e pela comunidade de CamelaFrei José Milton
10/01 - DomingoNoite Patrocinada pela Pastoral da Juventude e Pastoral da CrismaPadre Jackson
11/01 - SegundaNoite patrocinada pelos Amigos de Jesus e Pastoral FamiliarPadre Brito
12/01 - TerçaNoite patrocinada pela Infância e Adolescência Missionária, Catequese, Coroinhas e Pastorlal da CriançaPadre Agivaldo
13/01 - QuartaNoite patrocinada pelas Comunidades de São Francisco (Barra) e Nossa Srª. Aparecida (A-Ver-O-Mar)Padre Arlindo
14/01 - QuintaNoite patrocinada pela Paróquia Nossa Senhora do Ó, Comunidade São Judas Tadeu (Usina Trapiche) e Pastoral do DízimoPadre Tadeu
15/01 - SextaDIA DA  FESTA DE SANTO AMARO
6hSanta Missa - Responsável: Comunidade de Santo AmaroFrei Edson
8hMissa Solene - Responsável: Comunidade de CamelaDom Genival Saraiva de França
10hMissa Solene - Responsável: Comunidade Barra de SirinhaémPadre Francisco Gabriel
16hProcissão e Missa - Responsável: Santo AmaroPadre Fabrício e
Frei Edson
CONFISSÕES - Das 9h às 12h / das 13h às 16h
BATISMO
10/01 -  DomingoCelebração do Batismo do Município de Sirinhaém - das 8h às 10hPadre Fabrício e
Frei Edson
15/01 - SextaCelebração do Batismo para os Romeiros que vierem preparados - 9hPadre Fabrício e
Frei Edson

SHOW ARTISTICOS - A cargo da Prefeitura Municipal Sob a Coordenação da Assesoria Especial de Eventos:
 
DiaEvento
  
06/01 - QuartaEdu e Maraial e Balanço de Matuto
07/01 - QuintaSou do Gueto e Forrozão Capricho
08/01 - SextaForrozão Santrope e Vai D3
09/01 - SábadoTrio Butuka / Marcílio Montier / Ovelha Negra
10/01 - DomingoCarol e Forrozão Capim e Nova Raça
11/01 - SegundaLeva Eu e Assesso Proibido
12/01 - TerçaLobalyps e Nova Estação
13/01 - QuartaSwing do Amor e Paixão do Brega
14/01 - QuintaGatinha Manhosa e Gingado Maluko
15/01 - SextaFerro na Boneca e Excesso de Bagagem
Ler Mais
 
PORTO DE PEDRA | by TNB ©2010