OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA

Páginas

Ibama interdita depósito de lixo irregular em Barreiros, na Mata Sul

18 de nov. de 2009

Da Redação do pe360graus.com


 

Segundo os agentes, espaço é totalmente inadequado para depósito de lixo e não obedece às regras mínimas de segurança, higiene e cuidados ambientais

Na manhã desta quarta-feira (18), agentes de fiscalização do Ibama interditaram um depósito irregular de lixo no município de Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. O lixão funciona em um na uma declividade de um terreno localizado às margens da rodovia estadual PE-60, próximo ao posto fiscal.

Segundo o Ibama, o espaço é totalmente inadequado para depósito de lixo e não obedece às regras mínimas de segurança, higiene e cuidados ambientais. Os técnicos avaliam que o material do depósito pode estar contaminando o lençol freático, além de servir de abrigo e local de reprodução para animais nocivos à saúde humana.

Ainda de acordo com o Ibama, o lixão coloca em risco toda a qualidade ambiental da região, porque fica no entorno da Reserva Biológica de Saltinho. A Prefeitura de Barreiros será multada por desobedecer um embargo determinado pelo Ibama na última autuação, realizada em abril de 2006.

Os veículos que a Prefeitura de Barreiros utiliza para coleta de lixo foram apreendidos. Os três caminhões e um trator vão ser encaminhados para o pátio do Cepene, em Tamandaré, onde ficarão detidos até decisão judicial, segundo informações do chefe da fiscalização do Ibama em Pernambucom, Leslie Tavares.

"A Secretaria de Obras será notificada do re-embargo, a prefeitura já foi autuado três vezes pelo Ibama, mas simplesmente não houve qualquer cumprimento do acordo sobre a coleta de lixo", disse Tavares. "Além de estar instalada em uma área da rodovia, o lixão fica em uma área remanescente de Mata Atlântica".

"É uma região de turismo, o que acaba atingindo essa questão também. Não possui licenciamento ambiental, o que seria impossível nessa situação de lançamento de lixo a céu aberto. Além disso, a gente identificou lá uma mistura lixos residenciais com produtos nocivos. Todo o descarte do município vai para lá", concluiu o chefe do Ibama. Em nota divulgada no fim da manhã, o Ibama informou ainda que foi encontrado lixo hospitalar entre os resíduos.

O laudo do Ibama sobre o lixão de Barreiros deve ser divulgado até esta quinta-feira (19). A reportagem tentou entrar em contato com a Secretaria de Obras de Barreiros, mas não conseguiu obter resposta.

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTO DE PEDRA | by TNB ©2010